Musculação e Osteoporose
- Murilo Bianchi
- 22 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Musculação e Osteoporose A osteoporose é a afecção mais freqüente encontrada em patologia óssea. É uma doença metabólica, caracterizada pela densidade diminuída (unidade massa/volume) do osso, normalmente poroso e fino. Como a massa óssea é reduzida, a força mecânica do osso diminui, tornando-o mais suscetível a fraturas. O aparecimento da #osteoporose é muito maior em mulheres do que em homens; Um dos principais fatores do desenvolvimento da osteoporose nas mulheres ocorre devido à menopausa, nessa época quando os níveis de secreção hormonal de estrogênio e progesterona chegam a patamares muito baixos, alterando excessivamente o ciclo de remodelação e resultando numa rápida perda de massa óssea. Outros fatores que influenciam a regulação da massa óssea são: Genética/Nutrição/Exercício/Estado Hormonal/Pré e Pós menopausa A musculação bem orientada é a prática mais recomendada para pessoas com osteoporose por ter baixo risco de fraturas por queda, equipamentos possuírem apoios seguros e posições confortáveis. Benefícios da musculação para osteoporóticos:
➡Aumento da densidade óssea e tamanha do osso·
➡Aumento de força e massa muscular
➡Aumento da estabilidade postural e atividade dos osteoblastos
➡Melhora na agilidade, flexibilidade e equilíbrio
➡Hipertrofia das trabéculas ósseas Incremento de incorporação de cálcio no osso Dentre outros.
Muitos estudos relacionam osteoporose e musculação, mostrando que a prática freqüente de exercícios resistidos contribui para a prevenção e tratamento da doença, ajudando a diminuir os riscos de quedas principalmente em pessoas mais idosas. A alimentação com mais qualidade é essencial, Além do cuidado na hora de escolher os exercícios, por causa do risco potencial de fraturas, a segurança dos mesmos, do ponto de vista articular e ligamentar também deve ser observados. Procure profissionais capacitados!
Referência: CAMPOS, Mauricio de Arruda. Musculação: diabéticos, osteoporóticos, idosos, crianças, obesos. 5°ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2011 Texto de autoria: @muris_b





Comentários