top of page

Obesidade saudável?

  • Foto do escritor: Leo Duarte Personal
    Leo Duarte Personal
  • 4 de dez. de 2017
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de mai. de 2020


Obeso saudável? Tem certeza? Não é bem por aí! Entenda mais sobre os malefícios da gordura no organismo.

.

O tecido adiposo desempenha um papel central na regulação da energia interna do corpo inteiro e da homeostase da glicose através de suas funções sutis em níveis orgânicos e sistêmicos. Por um lado, o tecido adiposo armazena energia na forma de lipídios e controla a mobilização e distribuição de lipídios no corpo. Por outro lado, o tecido adiposo atua como um órgão endócrino e produz numerosos fatores bioativos como as adipocinas que se comunicam com outros órgãos e modulam uma série de caminhos metabólicos.

.

Esses fatores bioativos secretados do tecido adiposo circulam e transmitem informações para outros órgãos metabolicamente ativos, como músculo, fígado, pâncreas e cérebro através de mecanismos endócrinos, modulando assim o metabolismo sistêmico (Scherer 2006, Rosen & Spiegelman 2014, Parimisetty et al., 2016). Entre esses fatores, as adipocinas. Citocinas produzidas por tecido adiposo incluindo leptina, adiponectina, visfatina, apelina, vaspina, hepcidina, chemerina e omentina estão implicadas na obesidade e nos transtornos metabólicos relacionados à obesidade (Lago et al., 2009, Andrade-Oliveira et al. 2015).

.

A ação da adipocina é principalmente mediada por ligação aos seus respectivos receptores na membrana das células alvos, desencadeando vias de sinalização intracelular particulares. Uma enorme quantidade de evidências demonstrou que a transdução de biossíntese, montagem, secreção e sinalização de adipocinas inflamatórias estão associadas ao desenvolvimento da obesidade e seus distúrbios relacionados (Deng & Scherer 2010).

.

Portanto, indivíduos obesos por apresentar alta concentração de tecido adiposo estão mais propício aos riscos de doenças relacionadas, sendo elas: Cardiovasculares, diabetes, depressão , câncer e inúmeras doenças neurodegenerativas como a demência, depressão, alzheimer e parkinson que podem levar a morte. Estudos apontam até alterações na estabilidade genômica!

.

Marquem aqueles que precisam entender que não existe obesidade saudável. 

Texto e imagem de Leonardo Matta


 
 
 

Comentários


bottom of page